Pessoal

Júlia

Eu brinco que o nome desse ensaio é "O MUNDO DE JÚLIA", afinal, fotografar em casa, com todas as queridices em volta é mergulhar na atmosfera da pessoa. A Júlia é uma amiga de longa data, que tem um estilo próprio, cheio de referências estudiosas, de gatinhos e muita história pra contar!

Dentre tantas histórias, sentimentos e percepções, uma delas foi destaque para a fotógrafa aqui: O quadro da foto famosa feito pelo Erno Schneider, tio da Julia. O registro do presidente Jânio Quadros olhando para trás, com pernas enroscadas, quase uma metáfora de seu próprio desconcerto como político e o do país naquele abril de 1961, é uma das mais icônicas do fotojornalismo brasileiro. Rendeu a Erno, então trabalhando no Jornal do Brasil, o Prêmio Esso de Fotografia, o mais importante da área na época, e um lugar de honra da seleção dos melhores da profissão.

Com a foto embaixo do braço e um punhado de histórias pra me contar, seu Remi, pai da Julia e irmão de Erno, fez meu coração palpitar ainda mais!

Já falecido, Erno deixou um legado incrível no fotojornalismo. Agora, suas histórias são contadas e revividas pela família de forma carinhosa e cheia de saudosismo! A minha missão, assim como Erno Schneider dizia, é: "Olhar e, principalmente, enxergar a vida. Observar e clicar, já enquadrando no olhar a fotografia futura. Retratar a história que passa e fica registrada num instante. E buscar o inusitado."